Já fez LIKE no TVI Notícias?

S&P coloca «rating» dos bancos portugueses em vigilância negativa

Agência de notação justifica decisão com eventuais dificuldades na obtenção de crédito por parte da República, numa altura em que crescem as incertezas em relação a um possível recurso ao FMI e à UE

A Standard & Poor's anunciou esta sexta-feira que colocou a avaliação dos bancos portugueses em vigilância negativa. Ou seja, as avaliações do BCP, BPI, BES e CGD podem vir a sofrer um corte nos próximos meses.

A agência de notação justifica esta decisão com as possíveis dificuldades na obtenção de crédito por parte da República Portuguesa, numa altura em que crescem as incertezas em relação a um eventual recurso ao FMI e à União Europeia.

PUB

«Colocámos o rating de longo prazo de «A-» e «A-2» de curto prazo para a República Portuguesa em creditwatch com implicações negativas e colocámos em vigilância negativa os ratings de todos os bancos portugueses que acompanhamos, bem como as avaliações da dívida, mas não das obrigações hipotecárias», avança em comunicado, citado pela Reuters.

«Se Portugal procurar um programa de ajuda externa e se as perspectivas de crescimento e de consolidação orçamental se deteriorarem [no país], podemos baixar o rating de longo e de curto prazo», acrescenta ainda a mesma nota.

Recorde-se que a S&P estima uma contracção de 2% na economia nacional para o próximo ano.

PUB

Últimas