Já fez LIKE no TVI Notícias?

S&P desce rating de sete bancos portugueses

Instituições já estavam todas classificadas como «lixo»

A Standard & Poor's decidiu baixar o rating de sete bancos portugueses.

Santander Totta (de BBB- para BB), BPI (de BB+ para BB-), Banco Português de Investimento (de BB+ para BB-), Caixa Geral de Depósitos (de BB+ para BB-), Banco Comercial Português (de BB para B+), Banco Espírito Santo (de BB para BB-) e Banco Espírito Santo de Investimento (de BB para BB-) viram o seu rating reduzido. O BCP informou a CMVM da decisão da S&P.

PUB

«Baixámos o nosso rating relativo ao risco de incumprimento de longo prazo do Banco Santander Totta, do Banco BPI e da sua subsidiária Banco Português de Investimento, da Caixa Geral de Depósitos e do Banco Comercial Português em dois níveis», comunicou a agência numa nota emitida terça-feira.

«Adicionalmente, baixámos também o rating relativo ao incumprimento de longo prazo do Banco Espírito Santo e da sua subsidiária Banco Espírito Santo de Investimento em um nível», disse ainda a Standard & Poor's.

Estas instituições já estavam todas classificadas como «lixo».

Segundo a agência de notação financeira, «a descida do Santander Totta reflecte apenas a descida das notas da dívida soberana», enquanto o corte dos restantes se justifica com a «análise aos perfis de crédito».

A Standard & Poor's colocou ainda os bancos em perspectiva negativa. Isto significa que poderão ser alvo de novos cortes em breve.

No caso do BES, BESI, BPI e Banco Português de Investimento, estas perspectivas reflectem «o futuro económico e financeiro difícil que Portugal tem pela frente».

Os bancos europeus têm de concluir os seus planos de recapitalização, de modo a cumprirem as metas da Autoridade Bancária Europeia (EBA), até ao final de Junho.

Nesse grupo de instituições estão incluídos os portugueses BCP, BPI, CGD e BES (através da sua holding) que têm, até final de Junho, de apresentar um rácio de capital core tier 1 de 9%. Esta é, de resto, a medida mais eficaz de avaliar a solvabilidade da banca.

PUB

Últimas