Já fez LIKE no TVI Notícias?

Seguros: número de reclamações cresce 29%

Relacionados

53% das reclamações analisadas em 2010 foram resolvidas a favor dos clientes

O número de reclamações analisadas pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP) no ano passado ascendeu a 9.000, um crescimento de 29 por cento face às 6.968 reclamações registadas em 2009, anunciou esta quarta-feira o supervisor do setor segurador.

«Não é um indicador preocupante e é de realçar que nos últimos anos houve um incremento na qualidade dos serviços prestados pelos operadores. O setor apresenta um rácio de 49 reclamações por cada 100 milhões de euros em prémios, o que é pouco expressivo», disse aos jornalistas Fernando Nogueira, presidente do ISP, durante a apresentação do relatório da regulação e supervisão da conduta de mercado de 2010, cita a Lusa.

PUB

Segundo Fernando Nogueira, o aumento de 29 por cento não deve ser interpretado como uma degradação da qualidade do serviço, já que, desde o final de 2009, o ISP criou a obrigatoriedade de todos os operadores terem a figura do gestor de reclamações, tendo também sido implementado o Provedor do Cliente, o que influencia o aumento das reclamações.

«Os dois processos de fusão realizados em 2010, envolvendo cinco operadores, também ajuda a explicar o aumento do número de reclamações», salientou o presidente do ISP, acrescentando que houve também «alterações nos sistemas informáticos de alguns operadores de grande dimensão e que afetaram a operacionalidade dos serviços de apoio aos clientes».

Seguro automóvel é o que gera mais reclamações

Fernando Nogueira revelou que 53 por cento das reclamações analisadas em 2010 foram resolvidas a favor dos clientes.

O tipo de seguro que gera mais reclamações é o automóvel (4.660 reclamações), mais de metade do total, seguido do incêndio e outros danos (1.058 reclamações). Ainda assim, o relatório do ISP revela que o nível de cumprimento do mercado é superior a 99,7 por cento no que toca aos prazos de regularização dos sinistros automóveis.

PUB

Questionado pelos jornalistas sobre as reclamações nos seguros de saúde, o responsável revelou que houve menos de 600 reclamações em 2010, face a um universo de cerca de dois milhões de beneficiários deste tipo de seguros.

Sobre a atividade de supervisão do ISP, durante o ano passado foram realizadas 1.108 ações de fiscalização (mais 52 por cento do que em 2009), graças «ao reforço de recursos» do supervisor iniciado em 2007, conforme explicou Fernando Nogueira.

ISP instaurou 240 processos de contra-ordenação

A mediação foi responsável por quase metade destas acções «devido ao peso que tem no mercado segurador português», explicou o presidente.

O ISP instaurou 240 processos de contra-ordenação em 2010, dos quais 39 por cento dizem respeito à regularização de sinistros do ramo automóvel, à mediação de seguros, e a situações envolvendo o livro de reclamações.

PUB

Relacionados

Últimas