Já fez LIKE no TVI Notícias?

Standard & Poor`s ameaça cortar rating da PT

Agência de notação financeira receia que PT possa não recuperar da dívida de 5,66 mil milhões de euros alcançada no primeiro trimestre

A Standard & Poor's colocou ontem sob observação o rating da dívida da Portugal Telecom. Para já, a classificação da dívida a longo prazo da empresa portuguesa é de BBB e a de curto-prazo de A-2.

«A colocação sob observação reflecte a nossa opinião de que a empresa pode não desalavancar como tínhamos previsto», ou seja, a PT pode não recuperar o suficiente, refere a nota o analista da S&P, Xavier Buffon, citado pela agência Lusa.

PUB

PT reage à ameaça da S&P

A agência de notação financeira está preocupada com a dívida da empresa portuguesa ajustada ao EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações). Isto porque foi 3,3 vezes em 2009 o que, para a S&P, «supera a anterior estimativa».

No primeiro trimestre de 2010, a dívida líquida da PT aumentou em 132 milhões de euros para 5,66 mil milhões de euros.

Agora resta saber se a S&P vai mesmo baixar o rating da empresa ou não. A ameaça, pelo menos, já foi conhecida. «Vamos reunir-nos para discutir as perspectivas do grupo. Neste momento, podemos reafirmar os rating ou baixá-los num nível», concluiu Buffon.

PUB

Últimas