Já fez LIKE no TVI Notícias?

Standard & Poor`s baixa «rating» da Refer e CP

Mais um corte em «um nível»

A Standard & Poor's desceu esta sexta-feira o «rating» da Refer e da CP, na sequência do «downgrade» da República Portuguesa.

A agência de notação baixou a nota de longo prazo da REFER em um nível, passando-a de «B-» para «CCC+», o mesmo em que fica a CP, um nível já muito próximo do incumprimento. O «Outlook», ou seja, a perspectiva, continua negativa.

PUB

A agência afirma que a probabilidade de um resgate estatal «extraordinário e a tempo» à Refer «é muito elevada», por se tratarem de empresas públicas e o facto de serem monopólios naturais.

«A agência de rating internacional Standard & Poor`s (S&P) informou que, na sequência da revisão em baixa do rating de longo prazo da República Portuguesa de BBB- para BB com Outlook negativo, alterou o rating de longo prazo da REFER, passando-o de B- para CCC+, igualmente com Outlook negativo», avança a empresa em comunicado emitido na CMVM.

O mesmo documento diz ainda que «o rating das emissões obrigacionistas não garantidas pelo Estado português foi ajustado para CCC+ e o rating das emissões obrigacionistas garantidas foi reduzido para o nível de rating atribuído à República de Portugal, BB».

Este corte de «rating» acontece depois de a S&P ter cortado a avaliação a nove países do euro, exactamente há uma semana. Entre eles estava Portugal.

Caso o rating da República venha a ser cortado, o mesmo pode acontecer com as notas das duas empresas, uma vez que isso pode reduzir a probabilidade de intervenção estatal.

Antes das duas empresas, também já a Parpública e o Metropolitano de Lisboa sofreram reduções, na sequência da descida da classificação da dívida da República.

PUB

Últimas