Já fez LIKE no TVI Notícias?

TV: GfK derrota Marktest no concurso de audiência

Relacionados

GfK já esperava ganhar, Marktest vai reunir e analisar consequências da derrota

A GFk Portugal foi a empresa vencedora do concurso de audiências de televisões, ficando à frente da Marktest, que audita actualmente as audiências em Portugal, indicou a Comissão de Análise de Estudos do Meio (CAEM) à agência Lusa.

A vitória da GfK decorreu «da análise e classificação efectuada às propostas técnicas e económicas apresentadas pelos concorrentes», lê-se no documento da CAEM. O novo sistema de medição de audiências de televisão em Portugal irá substituir o actualmente existente, em vigor desde 1998.

PUB

No concurso estavam outras três empresas, entre as quais a TNS e a Nielsen.

O novo sistema de medição de audiências deverá, de acordo com a CAEM, começar a funcionar ainda em período experimental no segundo semestre deste ano, em paralelo com o actual, para que o mesmo entre em «funcionamento pleno durante o último trimestre de 2011».

O sistema a seleccionar terá, de acordo com o caderno de encargos da CAEM, de corresponder às actuais e futuras evoluções quer do consumo do meio televisão, quer das características tecnológicas dos sistemas de distribuição e dos equipamentos instalados nos lares.

GfK admite que desafio é grande e espera estar à altura

O director-geral da GfK Portugal já esperava a vitória. «Faz hoje exactamente três meses desde que fizemos a última oferta. É um grande desafio e é com responsabilidade que o aceitamos. Esperamos ter capacidade de resposta», disse António Salvador em declarações à Lusa.

Já a Marktest parece ter sido apanhada de surpresa. A empresa vai reunir o conselho de administração e avaliar as consequências da derrota, disse à Lusa o presidente executivo da empresa.

«Vamos reunir o conselho de administração e a fazer avaliação de consequências da decisão de hoje», disse Jorge Fonseca Ferreira, escusando-se a fazer mais comentários à decisão da CAEM.

PUB

Relacionados

Últimas