Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ulrich: empresas têm de «melhorar muito» relação com bancos

Relacionados

Contas a tempo, revisores oficiais de conta acreditados, contas consolidadas e planos de negócio são algumas das coisas «básicas» que empresas têm de pôr em prática

O presidente do BPI, Fernando Ulrich, defendeu esta terça-feira que as empresas precisam ainda de «melhorar muito» o seu relacionamento com os bancos, destacando, no entanto, que as empresas de bens transaccionáveis devem ter tratamento preferencial.

«Algumas empresas têm ainda muito a melhorar no relacionamento com os bancos e precisamos de coisas básicas como contas a tempo, revisores oficiais de conta acreditados, contas consolidadas». Fernando Ulrich sublinhou que a responsabilidade deve ser partilhada, as empresas devem assumir a sua quota parte, no sentido de facilitar o acesso ao financiamento em época de crise.

PUB

Numa intervenção proferida num painel dedicado à banca e seguros de crédito, no Congresso das Exportações, a decorrer em Santa Maria da Feira, o presidente do BPI destacou ainda, citado pela Lusa, a relevância de «ter planos de negócio, algo muito importante para que o banco perceba como é que o empresário analisa o seu negócio».

Mais: «O crescimento económico só poderá resultar da exportação de bens transacionáveis». «Não temos nenhuma razão nem nenhuma desculpa para não apoiarmos as empresas exportadoras».

Durante o Congresso das Exportações, o primeiro-ministro anunciou que o Governo vai criar novos seguros de crédito «dirigidos às empresas que têm ciclos longos de produção», bem como manter linhas de crédito comercial e simplificar processos para reduzir custos administrativos das empresas.

O valor de apoio às empresas ronda os 275 milhões de euros, sendo que 200 milhões são para os seguros e 75 milhões de euros para o financiamento.

Note-se ainda que, segundo os dados preliminares que o INE revelou hoje, as exportações portuguesas subiram 15,7% em 2010.

PUB

Relacionados

Últimas