Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vá de férias e beba chá. Tradição britânica conquistou o mundo

Hotel do Chiado, em Lisboa, serve chá diariamente das 15h às 18h. Experiência pode ser repetida nos quatro cantos do mundo

Beber chá é um hábito muito britânico. A tradição começou a ganhar raízes um pouco por todo o mundo. E hoje em dia beber já é um acto social consolidado. Para os apreciadores da hora do chá, há vários hotéis em todo o mundo que deixam água na boca dos visitantes. O site hotéis.com avança com alguns hotéis de luxo, onde beber chá é, não só um hábito requintado, como pode constituir uma experiência diferente, antes, durante ou depois de uma refeição.

E não é preciso ir muito longe para saborear um bom chá. Na capital portuguesa, o Hotel do Chiado serve chá diariamente das 15h às 18h. O espaço, recentemente reabilitado, prima pelos detalhes. Os chás gourmet Kusmi, os scones e compotas fazem do «chá das cinco» uma experiência a repetir.

PUB

Com «Prêt-à-Portea» e directamente do Reino Unido, o The Berkeley tem um menu inspirado no mundo da moda: é diferente a cada seis meses. Servido na «Caramel Room», os visitantes podem provar o Mulberry ¿Bayswater¿ (chocolate branco com trufa de coco), ou o biscoito de amêndoa Christian Dior (cobertura por camadas, chocolate branco e mirtilo). Para saborear todos os dias entre as 13h e as 18h. Tudo onde o hábito de tomar chá começou a dar cartas.

A cidade europeia onde o romantismo impera, Paris, tem no Hotel Georges V uma boa escolha para uma tarde bem passada a beber chá. Servido no lounge de La Galerie, um espaço dedicado à arte do século XIX, o chá é acompanhado da música de um pianista que toca todos os dias às 15h.

Chá e bolinhos nos quatro cantos do mundo

Em Sidney, o Observatory Hotel contratou um ¿Tea Master¿, Tjok Gde Ke, para elaborar um menu com vinte misturas únicas de chá de alguns dos produtores mais reconhecidos em todo o mundo. Didáctico, este hotel promove uma leitura do chá individual e a aprendizagem sobre as origens e etiqueta do chá.

PUB

Mais do que centenário é o chá do Hotel Windsor, em Melbourne. Servido desde 1883, o serviço de chá convida os visitantes a saborearem, primeiro, um copo de vinho espumante. Scones, bolos e sandes fazem parte da ementa que acompanha o chá.

Em Singapura, a escolha recai sobre o Four Season, um tradicional «English Affair». O chá é servido no terraço, ao ar livre, rodeado de jardins tropicais e com vista para a Orchard Boulevard. Se segunda a sábado, das 14h às 17h, o hotel está pronto a conquistar novos apreciadores de chá.

Em África, o Mount Nelson tem uma das sessões de chá mais famosas do mundo. Situado na Cidade do Cabo, tem algumas iguarias de renome, como o Bolo de Raspberry Vanilla Cream e as Smoked Salmon Choux Pastry Puffs. O chá é servido na zona lounge do hotel e acompanhado por música do grand piano do hotel. O buffet diário de chá é servido das 14h30 às 17h30.

A terminar, e ainda inspirado no tradicional chá inglês, está o The Fairmont Norfolk, em Nairobi, no Quénia. Ponto de partida para Safaris, o hotel convida os turistas a, primeiro, beber um chá inglês, com alguns toques locais.

O «chá das cinco» não precisa assim de hora nem lugar certos para ser saboreado. A inspiração britânica foi além fronteiras.

PUB

Últimas