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Valor da marca BP desvaloriza 54 milhões de euros por dia

Consutora internacional estima valor da marca tenha caído 61%

Uma consultora internacional de marcas avaliou o impacto da explosão da plataforma da BP na Costa do Golfo do México no valor da marca, e estima que a desvalorização chega aos 7,4 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros), o que equivale a cerca de 54 milhões de euros por dia, e a uma queda do valor da marca de 61%.

Apesar de se ter posicionado durante anos como uma das empresas petrolíferas mais respeitadoras do meio ambiente e de ter investido milhões de euros na promoção do slogan «Beyoung Petroleum» (para além do petróleo), o desastre ambiental teve um impacto negativo profundo no valor da marca BP, sobretudo nos Estados Unidos.

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«Além das críticas à fuga de petróleo e ao impacto ambiental que isso teve no Golfo do México, a BP foi muito criticada também pela comunicação que fez ao longo da crise», tentando repetidamente dissimular as consequências da explosão, «o que minou ainda mais a reputação da marca», explicou o director da Brand Finance, David Haigh.

A BP tornou-se assim num caso de estudo para a comunidade internacional de empresas sobre a forma de lidar com uma crise da reputação corporativa.

A estimativa da Brand Finance baseia-se numa actualização do estudo que faz anualmente e a que chama As Marcas Mais Valiosas do Mundo, no qual analisa 500 marcas globais.

Antes da explosão na plataforma petrolífera da BP, a 20 de Maio, a marca britânica ocupava o 53º lugar na lista mundial, valendo cerca de 9,1 mil milhões de euros e apresentando uma cotação de AA+.

A 25 de Junho, o valor da marca caiu para 3,5 mil milhões de euros com a sua cotação a descer para BB.

Além da desvalorização da marca, a BP enfrenta ainda uma queda superior a 30 por cento das acções da empresa, que apresentou resultados trimestrais muito piores do que em 2009.

No segundo trimestre deste ano, a petrolífera registou um prejuízo de 13 mil milhões de euros devido aos custos com a limpeza da maré negra no Golfo do México, sendo que no mesmo período do ano passado tinha lucros de 3,3 mil milhões de euros.

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