Já fez LIKE no TVI Notícias?

Vulcão: rent-a-car com soluções para deslocar passageiros

Empresa de alugueres de automóveis facilitam deslocação a mais baixo custo dos passageiros que continuam retidos nos aeroportos

As restrições do espaço aéreo em vários países europeus levaram empresas de alugueres de automóveis, como a Hertz e a Avis, a facilitarem a deslocação a mais baixo custo dos passageiros que continuam retidos nos aeroportos.

Alugar um carro para uma viagem de milhares de quilómetros é uma opção cara porque tem de se pagar o custo de veículo ao seu país de origem: «Se viajarmos de Portugal para Espanha custa talvez mais 900 euros trazer o carro de volta», afirmou à Lusa Duarte Guedes, presidente do grupo Hipogest que integra desde 1998 a rent-a-car Hertz.

PUB

Para evitar o pagamento dos regressos e facilitar a vida dos passageiros que continuam nos aeroportos à espera que o espaço aéreo seja aberto, a rent-a-car criou o site www.hertz-transfer.eu que permite localizar em cada país europeu os carros chegados de outros pontos da Europa.

«Se alguém alugou um carro até Itália pode haver precisamente nesse país alguém que precisa de regressar a Portugal e assim pode fazê-lo sem custos adicionais» de regresso do veículo ao país de origem, explicou aquele responsável.

Na segunda feira, a Hertz Portugal tinha 50 fora do país, a maioria em Espanha, mas a Hertz de França tinha espalhados cerca de 800 automóveis por vários países da Europa, especialmente na Alemanha, Suíça e Itália.

A companhia de aluguer Avis Europa também anunciou medidas para ajudar a minimizar os prejuízos dos passageiros afetados pelo encerramento do espaço aéreo.

«Não só todas as reservas pré-pagas referentes ao período de encerramento são reembolsadas por completo, como estamos a oferecer, através da bolsa de carros estrangeiros disponíveis nos países (europeus), condições mais favoráveis para o aluguer de automóveis», afirmou à Lusa uma responsável da Avis Europa.

No entanto, e ao contrário da Hertz, esta rent-a-car oferece um «preço mais vantajoso» aos clientes que recorrem àquela bolsa, mas não é grátis a viagem de retorno do automóvel ao seu país de origem.

O tráfego aéreo europeu está sujeito há seis dias a importantes restrições, que estão a afectar milhares de passageiros, devido à erupção de um vulcão na Islândia.

PUB

Últimas