Já fez LIKE no TVI Notícias?

Zona Euro: serviços e indústria ganham novo fôlego em Julho

Relacionados

Crescimento da economia alemã compensou fragilidade dos países do Sul da Europa

A actividade económica da Zona Euro ganhou mais velocidade no mês de Julho, com o índice que mede o sector dos serviços e a indústria a recuperar face ao mês anterior: subida foi de 0,7 pontos para 56,7 pontos, em sintonia com as estimativas, revela a consultora Markit Economics.

O crescimento da economia alemã acabou por compensar a fragilidade dos países do Sul da Europa, aliviando o nervosismo em relação a uma nova recaída económica dos países que adoptaram o euro.

PUB

Se tivermos em conta apenas o índice PMI de serviços, fixou-se nos 55,8 pontos em Julho, mais 0,3 pontos do que no mês anterior, mas ficou aquém dos 56 pontos esperados.

É já o décimo primeiro mês que o índice superou o nível 50 que separa o crescimento da contracção económica. Note-se que as empresas tiveram de baixar os preços para continuar a atrair clientes.

A maior economia da Europa esteve mais uma vez em destaque, com o crescimento mais rápido no sector dos serviços dos últimos três anos. «A perspectiva geral para a região mantém-se nestes números sugerindo que se evitará uma dupla recessão» já que «a economia começa a suportar-se por si própria», explicou Chris Williamson, da Markit Economics, citado pela agência Reuters.

Em contra-ciclo esteve a economia italiana, que viu o sector regressar a valores negativos, depois de sete meses de crescimento, enquanto na vizinha Espanha o crescimento abrandou.

Ainda assim, a recuperação da Zona Euro, no seu todo, «está bem encaminhada para entrarmos na segunda metade do ano 2010, com o crescimento a seguir a tendência verificada durante o segundo trimestre. O crescimento do PIB será provavelmente de 0,7% em termos trimestrais, o melhor dos últimos três anos».

PUB

Relacionados

Últimas