Já fez LIKE no TVI Notícias?

Último dia para investir no novo produto de poupança do Estado

As Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável oferecem uma taxa de juro bruta de 2,2%, muito acima da rentabilidade dos depósitos a prazo, mas não garantem o capital antes da maturidade.

Por estar a ter elevada procura, o Governo decidiu duplicar na semana passada o valor que pretende emitir em Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável, que são o novo instrumento de poupança do Estado. Quem quiser subscrevê-lo, tem ainda o dia de hoje para o fazer. É que, como previsto, o prazo termina esta segunda-feira, 16  de maio.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) aumentou então o montante da série de OTRV, de 350 milhões para 750 milhões de euros.

PUB

As Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável oferecem uma taxa de juro bruta de 2,2%, muito acima da rentabilidade dos depósitos a prazo, mas não garantem o capital antes da maturidade.

Estas obrigações são emitidas por um período de 5 anos. Assim, o reembolso é feito em maio de 2021, já que o período de subscrição pública deste novo produto do retalho começou a 26 de abril.

Cada subscritor tem de investir um mínimo de mil euros e tem então direito a receber um juro variável, pago semestralmente, a uma taxa anual nominal bruta igual à Euribor a seis meses, acrescida de 2,20%, com uma taxa de juro mínima de 2,20%.

Estes títulos serão admitidos à negociação no mercado regulamentado Euronext Lisbon, sujeitas às condições de mercado, "o que constitui uma garantia da liquidez do produto até ao seu vencimento", segundo o ministério das Finanças.

Os resultados da emissão destas Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável serão apresentados pelo IGCP na Euronext Lisbon, numa sessão especial da bolsa. A cerimónia irá contar com Cristina Casalinho, presidente do IGCP, e com Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças. 

PUB

Últimas