Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ricardo Salgado acredita num acordo rápido para viabilizar Orçamento

Relacionados

Presidente do BES considera importante aprovação do documento para a estabilização dos mercados

Ricardo Salgado disse esta segunda-feira estar confiante que os grupos de trabalho do Governo e do PSD, reunidos para negociar as condições que permitam a viabilização do Orçamento do Estado, vão chegar rapidamente a um entendimento.

«Acredito que vai ser alcançado rapidamente um acordo que viabilize o Orçamento», disse o presidente do BES citado pela Lusa, sublinhando a importância da aprovação do documento para a estabilização dos mercados.

PUB

Ricardo Salgado falava à margem da sexta edição do Concurso Nacional de Inovação do Banco Espírito Santo, que decorreu em Lisboa.

«Os dois grupos que estão a negociar o acordo são liderados por pessoas que são grandes especialistas da área financeira e económica e grandes conhecedores dos mercados, por isso, tudo farão para que haja aprovação» do Orçamento do Estado para 2011, considerou.

Segundo Salgado, «parece que está criada a oportunidade para um acordo» que viabilize o documento.

«Vamos ver se sai rapidamente [o acordo] porque é muito importante para ver se os juros da dívida do país baixam», referiu, sublinhando que «deste Orçamento ninguém gosta, mas é necessário».

O banqueiro frisou que a situação que Portugal vive não é exclusiva: deve ser enquadrada na crise internacional e que tem afectado, com especial incidência, um conjunto de países europeus, como a Grécia, a Irlanda e a Espanha.

Mas Salgado lembrou também as greves gerais em França e o anúncio do corte de meio milhão de funcionários públicos no Reino Unido para ilustrar a situação que se vive na Europa.

«[A pressão dos mercados sobre Portugal] é fruto das circunstâncias terríveis por que passam as economias europeia e portuguesa», salientou.

PUB

Relacionados

Últimas