Já fez LIKE no TVI Notícias?

Teixeira dos Santos: «Este é Orçamento mais importante dos últimos 25 anos»

Ministro das Finanças entregou a proposta de lei do Orçamento de 2011 a Jaime Gama, na Assembleia da República

O Ministro das Finanças já entregou a proposta de lei do Orçamento do Estado de 2011 na Assembleia da República, cerca de meia-hora antes da 24h00, tempo limite legal. Diz ser o «Orçamento mais importante dos últimos 25 anos».

«Todos os orçamentos são importantes, mas o Orçamento de 2011 será o mais importante dos últimos 25 anos da nossa história», começou por frisar, lembrando que «não está a ser fácil obter no exterior o financiamento da economia e dos vários serviços que o Estado fornece aos cidadão, a saúde, a educação, a assistência social».

PUB

OE2011: consulte aqui o documento entregue pelo Governo

«É preciso ultrapassar esta situação, por isso é importante ter Orçamento. O país precisa do orçamento e este é o orçamento que o país precisa», sublinhou Teixeira dos Santos, em declaração aos jornalistas após o encontro com Jaime Gama.

«É um Orçamento feito com muita responsabilidade, porque vem exigir aos portugueses um grande esforço, sacrifícios para ultrapassarmos esta difícil situação nos mercados internacionais de forma a podermos restaurar a confiança daqueles que emprestam dinheiro a Portugal e aos portugueses», realçou, destacando o trabalho do Governo:

«É um orçamento que exigiu responsabilidade e coragem e que vai exigir a coragem dos portugueses, por isso foi um Orçamento que não foi fácil. Foi difícil e deu muito trabalho, porque envolveu mais do que nunca o empenhamento e o trabalho de todos os membros do Governo.

PUB

No último mês e meio tivemos inúmeras reuniões, com vários ministros, identificar as várias medidas, quantificar, para chegar a esta proposta. Na última semana o Conselho de Ministros reuniu praticamente todos os dias para preparar esta proposta e ela aqui está. Acredito que é o orçamento que o país precisa»

Agora, a bola está do lado dos partidos e Teixeira dos Santos reitera a sua disponibilidade para encontrar consensos:

«O Orçamento está agora na Assembleia e destino será ditado pela Assembleia. Estou confiante que as forças políticas serão capazes de encontrar os entendimentos cenários. E reitero que estou disponível 24 horas por dia para conversar, dialogar, para ser contactado por qualquer membro da assembleia. Muito embora não tenha praticamente dormido nas últimas duas noites, podem telefonar desde já, mesmo esta noite».

Governo só entregou parte do Orçamento do Estado

Conheça tudo o que muda com o Orçamento de Estado 2011

PUB

Últimas