Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fitch: nova recessão pode valer corte de «rating» a Portugal

Relacionados

Agência de notação financeira diz que se crescimento económico nacional ficar aquém do esperado poderá haver novo corte no «rating» da República

A Fitch continua de olho em Portugal. Prova disso é que a agência de notação financeira não exclui a hipótese de cortar o «rating» da República portuguesa se o crescimento económico, nos próximos meses, não corresponder ao esperado.

O director associado da agência, Douglas Renwick, confessa em declarações à «Rádio Renascença» que, para já, essa hipótese não se coloca. «Existe essa possibilidade, mas não tem necessariamente de ser assim. Damos particular atenção ao impacto no défice orçamental das políticas do Governo, bem como ao desempenho da economia».

PUB

E adianta: «Nos últimos meses, esses dois factores têm-se revelado mais promissores para nós do que no início do ano. Se a economia regressar a uma recessão no final deste ano ou no próximo, o cenário de um corte no «rating» torna-se mais provável, mas não tem sido essa a nossa percepção nos últimos meses».

Fitch pede acordo entre maiores partidos

O mesmo responsável avisa ainda que é fundamental um entendimento entre os dois maiores partidos para aprovar o Orçamento do Estado para o próximo ano e lembra os reflexos positivos do acordo ao nível do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC).

«Consideramos que é importante, especialmente porque os socialistas estão a governar em minoria. Estamos de alguma forma confortados pelos acordos que foram alcançados no passado quanto a medidas de emergência e não vemos qualquer razão que impeça um acordo sobre o orçamento do próximo ano. Assumimos que haverá um acordo com a cooperação dos dois maiores partidos», remata.

Veja o vídeo

PUB

Relacionados

Últimas