Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo cria listas de descontos para recibos verdes

Proposta de alteração ao regime simplificado do IRS vai ser afinada no debate na especialidade do Orçamento do Estado

Tomada a decisão de eliminar a dedução automática que até agora era atribuída ao regime simplificado do IRS, os próximos passos vão centrar-se na definição e delimitação das despesas que os trabalhadores independentes vão poder usar para abater ao rendimento que lhes chega por via dos recibos verdes.

Segundo o Jornal de Notícias, o regime que hoje tem um valor fixo de descontos, vai passar a obrigar a apresentação de faturas por parte dos contribuintes.

PUB

O objetivo é que a tipologia de despesas seja ampla e que na especialidade se possa afinar o tipo de despesas elegíveis. Uma das soluções possíveis é que possam ser usadas as facturas que atualmente entram  na classificação das despesas gerais familiares.

A medida foi fortemente contestada por algumas ordens profissionais, nomeadamente, advogados, médicos e engenheiros. Entre os fiscalistas e juristas têm-se multiplicado os alertas de que as alterações vão matar o regime (ao qual podem aderir as pessoas com um rendimento anual inferior a 200 mil euros), transformando-se num regime encapotado de contabilidade organizada.

Para já, trata-se apenas de uma proposta em discussão e, eventual afinação, cujos contornos finais só saberemos após a aprovação do Orçamento do Estado para o próximo ano.

PUB

Últimas