Já fez LIKE no TVI Notícias?

SCUT: Governo dá cinco opções de pagamento a espanhóis

Relacionados

Empresários da Galiza satisfeitos com proposta do Executivo português retiram queixa em Bruxelas

O secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, apresentou esta quinta-feira, em Viana do Castelo, cinco opções que agilizam o pagamento de portagens nas antigas SCUT, resolvendo os problemas levantados pelos automobilistas espanhóis.

«Hoje estão disponíveis várias opções, para que todos possam circular nas nossas auto-estradas, sem discriminação de quem quer que seja», disse Paulo Campos, citado pela Lusa, no final de uma reunião em que se sentou à mesma com o conselheiro do Meio Ambiente, Território e Infra-estruturas da Junta da Galiza, Agustín Hernández, e com associações empresariais portuguesas e galegas.

PUB

Os espanhóis passam a poder adquirir, no seu país, o dispositivo da Via Verde, através do Banco Caixa Geral, com pagamento das taxas de portagem por débito em conta bancária.

Vão igualmente poder adquirir o dispositivo dos CTT na rede comercial desta empresa, com extensão a Espanha, nomeadamente à Galiza, com pagamento das taxas de portagem através de pré-carregamento em dinheiro.

O aluguer dos dispositivos da Via Verde ou da rede dos CTT e a aquisição do serviço de pagamento das taxas de portagem junto de entidades especialmente vocacionadas para a prestação de serviços a empresas transportadoras internacionais são outras formas de pagamento disponíveis.

No final da reunião, Agustín Hernández manifestou-se satisfeito com estas soluções, sublinhando a sua importância para que se mantenha a actual mobilidade entre Portugal e a Galiza, que se traduz em mais de 22 mil veículos por dia a atravessar a fronteira de Valença.

O presidente da Confederação de Empresários de Pontevedra, José Manuel Alvariño, que tinha apresentado uma queixa em Bruxelas contra Portugal, por não se poder pagar em dinheiro as portagens nas antigas SCUT, também anunciou que, com estas opções hoje anunciadas, o assunto, para ele, «está encerrado», pelo que a queixa será retirada.

PUB

Relacionados

Últimas