Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mercado de ações cai em dia de leilão da dívida portuguesa

Tesouro português regressa ao mercado para colocar até 1.250 milhões de euros de Obrigações do Tesouro (OT) a 3 e 9 anos

O PSI20 cai 0,36% para 4.615,13 pontos pressionado pelas descidas de pesos-pesados como o BCP, CTT e Galp Energia, acompanhando uma Europa que desce pela quinta sessão consecutiva, mas com os investidores de olhos postos num leilão de obrigações esta manhã em Lisboa.

O Tesouro português regressa ao mercado primário para colocar até 1.250 milhões de euros de Obrigações do Tesouro (OT) a 3 e 9 anos.

PUB

No mercado secundário, a taxa de juro das OT a 10 anos segue a subir 2 pontos base para 4%.

Voltando ao mercado de ações, o BCP perde 1,5% para 0,151 euros. Na energia, petrolífera Galp Energia cai 0,43% para 13,97 euros. Num dia em que a Administração de Informações de Energia dos Estados Unidos (AIE) anunciou que estima que a produção de petróleo dos EUA crescerá em 2017, mais do que previa anteriormente. Ou seja, mais oferta no mercado apesar dos esforços para a travar e, obviamente estabilizar preços.

A agência disse que a produção de petróleo subirá para 9,21 milhões de barris por dia neste ano, face a 8,88 milhões de barris por dia em 2016, um aumento de 330 mil barris por dia.

Referência também para a Pharol, maior acionista da operadora de telecomunicações brasileira Oi que cai 3,29% para 0,38 euros, depois de ontem crescer cerca de 11% após o tribunal de Lisboa ter dado luz verde ao processo de recuperação da Oi que foi formulado no Brasil. Na prática, a Oi fica protegida da ação de credores também em Portugal. 

PUB

Últimas