Já fez LIKE no TVI Notícias?

Soluções para sair da crise em 180 páginas

Livro «Portugal e o Futuro» é uma homenagem a Ernâni Lopes e pede a oito economistas para fazerem de ministros

«Portugal e o Futuro» é o título de um livro de homenagem a Ernâni Lopes, o antigo ministro das Finanças, já falecido, que negociou com o FMI em 1983 a ajuda externa a Portugal. O livro vai ser apresentado esta terça-feira.

A ideia é encontrar saídas para a actual crise, desafiando oito economistas de duas gerações a apontarem soluções como se fossem ministros.

PUB

É um Portugal e um futuro que não se conjuga sem o passado, num livro que em 50 páginas faz o diagnóstico, mas que, nas restantes 180, traz as soluções, pela caneta de duas gerações de economistas.

Uma homenagem a Ernâni Lopes, o homem que repetidamente antecipava o definhamento da economia portuguesa. Um livro que revela uma ironia: os portugueses que, numa fábrica portuguesa, têm a menor produtividade da Zona Euro são os mesmos que, no Luxemburgo, são os mais produtivos de todos.

Não é por isso estranho que a riqueza por habitante fosse, no ano passado, a mais baixa dos países do euro.

Se Portugal crescesse, na melhor das hipóteses seriam necessárias seis décadas para atingir a média europeia. Uma rota que pode ser corrigida, diz Miguel Frasquilho. Mas não sem dor.

Para contrariar o definhamento pré-anunciado por Ernâni Lopes, o livro não pergunta como foi possível chegar aqui. Concentra-se antes na estratégia de saída da crise.

PUB

Últimas