Já fez LIKE no TVI Notícias?

João Salgueiro diz que «é preciso um novo Orçamento»

PSD e Governo não chegaram a acordo sobre o Orçamento do Estado para o próximo ano

O ex-presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB), João Salgueiro, disse esta quarta-feira que, perante uma ausência de acordo nas negociações entre o Governo e o PSD, é preciso «um novo Orçamento».

«Sem acordo tem que se preparar outro orçamento», avançou numa primeira reacção ao falhanço do acordo. «Começamos mal o processo. Já diziam que se tinha de aprovar o Orçamento sem sequer ser conhecido, o que é um mau princípio». João Salgueiro até deu o exemplo de que também «não se pode comprar um automóvel sem o conhecer».

PUB

O também ex-ministro das Finanças acrescentou que o problema já advém do passado económico do país. «Não percebo como é que se meteu na gaveta o PRACE», atirou à margem do IX Seminário Reflexão Estratégica - debate sobe o estado da economia nacional promovido pela Centromarca.

Para este responsável, a falta de competitividade do país tem de ser solucionada. «Precisamos de uma profunda reestruturação da administração pública. O nosso principal problema é a falta de competitividade do país. E isso percebe-se já que tivemos o pior desempenho da última década», frisou, a propósito dos dados do Euro Monitor 2010 - Indicatores for Balance Growth que mostram que Portugal está na 13ª posição entre os 16 países que usam o euro, nesta matéria.

Já antes, no decorrer do mesmo seminário, João Salgueiro tinha dito que «algumas das medidas incluídas no OE2011 são «atabalhoadas», o que comprova que houve «falta de trabalho de casa».

PUB

Últimas