Os cidadãos dos países emergentes (Brasil, Índia, China) têm maior predisposição para apoiar causas sociais que os consumidores dos países desenvolvidos, apesar de terem níveis de rendimentos mais baixos, conclui o estudo internacional que avalia os propósitos sociais das empresas, o Edelman Good Purpose.
De acordo com o estudo, na Índia e na China, o compromisso em apoiar boas causas aumentou rápida e dramaticamente desde 2009, com a percentagem de adultos que estão pessoalmente envolvidos no apoio a boas causas a aumentar em 34 pontos percentuais na Índia, para 81%, e 23 ponto percentuais, para 89% na China.
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Revela o estudo que quase 8 em cada 10 consumidores no Brasil e México comprariam produtos de empresas que suportam boas causas, em comparação com pouco mais de metade (54%) dos consumidores das maiores economias ocidentais.
Apesar da recessão prolongada, dois terços dos consumidores, a nível global, afirmam que estão mais predispostos a comprar e recomendar produtos e serviços empresas que apoiem boas causas.
Divulgação em redes sociais
Cerca de 40% dos inquiridos com idades entre os 18 e os 24 ajudariam a promover uma marca socialmente responsável promovendo-a no Facebook ou Twitter.
Quase dois terços dos respondentes a nível global (64%) acreditam que já não é mais possível às empresas limitarem-se à atribuição de donativos, antes necessitam de integrar boas causas no seu negócio do dia-a-dia.
O estudo refere ainda que cerca de 70% dos consumidores globais afirmam que uma empresa com preços justos que seja socialmente comprometida terá maior probabilidade de fazer negócio do que uma empresa que oferece descontos e não é socialmente responsável.
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