Já fez LIKE no TVI Notícias?

Salário Mínimo: objectivo para 2011 tem de voltar à concertação

Ministro dos Assuntos Parlamentares sublinhou que «o rendimento mínimo garantido era em 2004 de 365 euros e em 2010 é de 475 euros»

O ministro dos Assuntos Parlamentares reiterou esta sexta-feira que o valor de 500 euros do salário mínimo nacional em 2011 foi fixado «como objectivo de médio prazo» e «tem de voltar» à concertação, acusando PCP e Bloco de «cegueira».

«O pior cego é aquele que não quer ver», disse o governante, citado pela Lusa, no início da sua intervenção num debate de actualidade agendado pelo PCP sobre a subida do salário mínimo nacional.

PUB

O ministro Jorge Lacão comentou a subida do salário mínimo nacional nos últimos anos, mas referiu-se antes ao «rendimento mínimo garantido» (actualmente designado rendimento social de inserção, atribuído a desempregados sem direito a subsídio de desemprego).

O ministro dos Assuntos Parlamentares sublinhou que «o rendimento mínimo garantido era em 2004 de 365 euros e em 2010 é de 475 euros», pelo que, em seis anos, o aumento foi de 109,40 euros, representando um «aumento em média de cinco por cento».

Dirigindo-se às bancadas do BE e do PCP, Lacão ironizou: «os senhores vão para a rua, desenvolvem a vossa luta e o problema dos trabalhadores fica resolvido em Portugal».

PUB

Últimas