Já fez LIKE no TVI Notícias?

Já não há açúcar nos supermercados de todo o país

Relacionados

Situação pode agravar-se à medida que se aproxima o Natal

Já não há açúcar nas prateleiras da maioria dos supermercados de todo o país. Uma ronda feita pelo «Jornal de Notícias» pelo Porto, Lisboa, Braga, Aveiro, Viana e Trás-os-Montes trouxe a confirmação: as prateleiras estão vazias e ninguém sabe dizer quando será reposto o abastecimento.

Desde quinta-feira que alguns supermercados deixaram de receber açúcar e o racionamento não parece ter sido suficiente para evitar a ruptura dos stocks.

PUB

A venda tem estado limitada, mas o problema é que a cooperativa de refinarias RAR continua com a actividade parada.

No grande Porto a TVI encontrou, neste domingo, poucos estabelecimentos onde ainda se vende açúcar, mas a venda está racionada: cada cliente só pode comprar até 10 quilos de açúcar.

A situação ameaça agravar-se à medida que se aproxima o Natal.

A falta de açúcar é justificada pela subida dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais, que disparou no mês passado, o que está a complicar a vida aos produtores, aos vendedores e parece que pode vir a complicar também a dos consumidores.

APED garante açúcar a partir de segunda-feira

O presidente da Associação Portuguesa de Distribuidores (APED) já reagiu a esta notícia e garante que o fornecimento de açúcar «deverá estar normalizado» na Segunda-feira.

Luís Reis explicou à Lusa que a ruptura de stock no fim-de-semana prende-se com uma corrida «anormal» das pessoas aos supermercados.

O responsável disse ainda que no início da semana é normal haver abastecimento de supermercados, coisa que não acontece ao Sábado nem ao Domingo e que pode ajudar a explicar a ruptura de stock.

[Notícia actualizada às 15h20 com declarações]

PUB

Relacionados

Últimas