Já fez LIKE no TVI Notícias?

Notícia TVI: Banco de Portugal abre inspeção a banco de Isabel dos Santos por branqueamento de capitais

Eurobic está sob análise do supervisor. Depois do arresto em Luanda dos bens de Isabel dos Santos, justiça angolana pode pedir congelamento também em Portugal

O Banco de Portugal abriu no final de 2019 uma inspeção por branqueamento de capitais ao Eurobic, banco português cuja maior acionista é a empresária angolana Isabel dos Santos. A informação foi avançada esta noite em "Primeira Mão", espaço semanal de informação do jornalista Pedro Santos Guerreiro na TVI24. Esta inspeção segue-se a outra realizada em 2015, que determinou a recomendação de mecanismos que agora estão a ser verificados. A decisão do Banco de Portugal, que ocorreu antes, acabou por coincidir com as notícias recentes de que a justiça angolana ordenou o arresto de bens e o congelamento de contas e Isabel dos Santos.

Também sobre estas notícias recentes, várias informações são avançadas em "Primeira Mão". É o caso da informação de que a equipa de investigação angolana deste caso colocou em cima da mesa a possibilidade de requerer também o congelamento de contas de Isabel dos Santos em Portugal. A ocorrer, esse pedido terá de ser feito à justiça portuguesa, sendo o Banco de Portugal mero executor da decisão. O processo na justiça de Luanda avaliará se Isabel dos Santos de facto lesou o Estado de Angola, num total de mil milhões de euros, como contabilizam os investigadores.  Pedro Santos Guerreiro analisa ainda os contornos do processo, explicando que a queixa de Isabel dos Santos de não ser ouvida antes do arresto não faz sentido, uma vez que se trata de uma providência cautelar. Em Portugal, disse, age-se da mesma forma em processos semelhantes, explicou, ficando a defesa para depois da providência cautelar. Já quanto às acusações feitas de politização da justiça, o jornalista explica o contexto que se vive em Angola. E avança que há receios em sectores do regime atual de que Isabel dos Santos tivesse a intenção de se candidatar à presidência do país. Veja o vídeo com a análise completa.

PUB

PUB

Últimas