Já fez LIKE no TVI Notícias?

Privatização da TAP aprovada com condições

Autoridade Nacional da Aviação Civil aprova venda da TAP ao consórcio Atlantic Gateway, mas exige que sejam clarificados os estatutos da empresa e da própria TAP. A ANAC quer garantias que Humberto Pedrosa manda mesmo mais que David Neeleman

A privatização da TAP foi aprovada pela entidade que faltava em Portugal, a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil. 

A ANAC refere, em comunicado, que estão aprovados os pareceres prévios essenciais para que o consórcio Atlantic Geteway, que junta os empresários Humberto Pedrosa e David Neelman, possa adquirir 61% do capital da TAP.

PUB

Mas a ANAC impõe, no entanto, a revisão dos estatutos da Atlantic Gateway para clarificar que Humberto Pedrosa é quem controla efetivamente o consórcio.

Em especial, a ANAC exige que sejam densificadas "disposições constantes dos Estatutos da Atlantic Gateway, do Acordo Parassocial, bem como do projeto de alteração dos Estatutos da TAP, SGPS, S.A." de modo a garantir que a gestão corrente dessas sociedades, bem como da TAP, S.A. - a companhia aérea) - e da PGA (Portugália Airlines), seja "efetivamente controlada pela HPGB, SGPS, S.A., através de administradores detentores de experiência profissional relevante".

A ANAC quer também que sejam eliminadas ou revistas "as cláusulas do Acordo Parassocial da Atlantic Gateway relativas à resolução das denominadas “Situações de Bloqueio” e “Situações de Divergência”, de modo a garantir iguais direitos a ambas as Partes".

Estas são questões relevantes ,dado que David Neeleman é um empresário com dupla nacionalidade norte-americana e brasileira, e têm sido levantadas dúvidas sobre se o empresário português Humberto Pedrosa tem de facto mais poder que David Neeleman no consórcio Atlantic Gateway. 

PUB

O candidato derrotado na privatização da TAP, Germán Efromovich, tem dúvidas sobre se o consórcio vencedor respeita as regras europeias, que impõem a venda de companhias aéreas em condições que garantam que o controlo dessas companhias se mantêm em mãos cidadãos de de Estados-membros.

Só depois de ser notificada das alterações sugeridas é que a ANAC estará em condições de fazer a apreciação definitiva sobre a venda da TAP.

A privatização da transportadora aérea já tinha tido luz verde da Autoridade da Concorrência.  A TVI noticiou ontem que a privatização da TAP pode estar em risco. O Estado comprometeu-se, no contrato de venda, a reestruturar a dívida, mas já passaram 4 meses e ainda não há solução à vista.

Já esta terça-feira, o presidente da TAP reagiu à notícia, dizendo que acredita que a concretização da privatização da companhia aérea esteja para "breve".

Fernando Pinto mostrou-se  confiante na reestruturação da dívida da companhia aérea, condição para que a venda de 61% do capital ao consórcio Atlantic Gateway se concretize. 

 

PUB

Últimas