Já fez LIKE no TVI Notícias?

Governo quer fim de um "inverno demográfico"

Em nome da Natalidade, Programa do Governo prevê algumas medidas

As medidas pretendem promover, nas palavras do Executivo liderado por Passos Coelho, a “inversão do ‘inverno demográfico’”. Para tal, o Governo afirma:

O programa do Governo, que foi entregue, esta sexta-feira, no Parlamento, prevê um reforço das medidas fiscais de apoio às famílias com filhos como, por exemplo, através de um alívio no IRS, em 2016.

O peso de cada filho na taxa vai passar para os 0,3, em 2015, para os 0.4 no próximo ano. O limite máximo de benefício vai passar dos atuais 2.000 euros para os 2.250, em 2016, e, em 2017, deve chegar aos 2.500.  

“Aprofundar o quociente familiar no IRS, de modo a que a ponderação por filho cresça para 0,4 em 2016 e para 0,5 em 2017 e que o limite máximo do benefício passe para 2.250 euros em 2016 e 2.500 euros em 2017”, pode ler-se no capítulo “Responder ao desafio demográfico”.

"É preciso um Estado mais amigo das famílias e logo mais eficaz na remoção dos obstáculos à natalidade”

PUB

O programa de governo prevê também a “possibilidade de dispensa para trabalhadores que recorram a procriação medicamente assistida” e estender aos avós o direito a gozo de licença e de faltas atribuído aos pais, para acompanhamento dos netos.

Para promover um envelhecimento ativo, o Executivo defende a implementação de medidas para prolongar a vida laboral dos funcionários públicos, que, à semelhança dos trabalhadores do setor privado, vão poder trabalhar depois dos 70 anos, de forma voluntária.

Este prolongamento da vida laboral prevê “modelos de trabalho a tempo parcial”, para os mais velhos.

Neste sentido, deverão ser revistas as regras para “a acumulação de rendimentos de trabalho com a pensão”.

PUB

Últimas