Já fez LIKE no TVI Notícias?

Primeiro-ministro britânico quer «euro forte e estável»

País recusa-se a entrar em qualquer acordo para sustentar a moeda

O recentemente eleito primeiro-ministro britânico, David Cameron, assegura que deseja uma Zona Euro forte e estável.

«Queremos uma zona euro forte e estável», essencial para o comércio externo britânico, disse Cameron numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, no final de um encontro entre ambos em Berlim.

PUB

«É do nosso interesse», insistiu, após ter feito declarações semelhantes na véspera perante o presidente francês, Nicolas Sarkozy. Berlim é a segunda capital europeia a que Cameron se desloca, depois de Paris, desde a sua eleição.

No entanto, apesar de ter prometido participar na preparação da cimeira do G20 (grupo das 20 maiores economias mundiais), o primeiro ministro britânico deu conta das suas reservas sobre a regulação dos mercados financeiros, tema que a chanceler alemã quer transformar no «cavalo de batalha» da reunião.

Em relação aos fundos especulativos, cujo projecto de regulação adoptado terça-feira deve ainda ser discutido pelos deputados europeus, Cameron afirmou que o Reino Unido, onde são criados uma grande maioria dos fundos europeus, tem «preocupações».

Sobre as vendas a descoberto parcialmente proibidas quarta-feira pela Alemanha, para surpresa geral, o chefe de governo conservador não criticou a decisão de Berlim directamente, mas indicou ser preciso tratar «as causas» dos problemas económicos e não «os sintomas».

David Cameron insistiu, por diversas vezes, que, conforme ao seu acordo de coligação com os liberais democratas, se oporá a qualquer tratado que transfira novos poderes para Bruxelas. «O Reino Unido não está no euro e não vai juntar-se ao euro e, portanto, o Reino Unido não aprovará qualquer acordo que nos levaria a sustentar o euro», precisou.

PUB

Últimas