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Publicidade web move 6 milhões de euros. Onde?

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Receita publicitária no Facebook deverá aumentar 84% ainda no primeiro semestre deste ano em terras de Sua Majestade

No Reino Unido, o dinheiro a investir em publicidade na Internet deve atingir os 5 bilhões de libras (cerca de 6,02 mil milhões de euros) em 2012, com o Facebook a ser um dos principais responsáveis por este valor, na medida em que tem um aumento de receita estimada de 84%, o que se traduz em 175 milhões de libras (210.750 milhões euros).

No ano passado, foram gastos 4,78 biliões de libras (5,75 mil milhões de euros) em todos os tipos de publicidade na Internet, no Reino de Sua Majestade. Um crescimento que, de ano para ano, aumenta 14,4%, o maior aumento desde 2007, segundo um relatório da Internet Advertising Bureau (IAB) realizado pela consultora «PricewaterhouseCoopers», como adianta o jornal britânico «The Guardian».

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O Reino Unido só precisa de um crescimento de pouco mais de 4% este ano - que é praticamente certo tendo em conta os dados históricos - e o mercado da publicidade online passará a ter o valor real 5 biliões de libras por ano.

O forte crescimento em 2011 deveu-se, em grande parte, a uma explosão de publicidade nos dispositivos móveis, que subiram 157%, atingindo o valor de 203 milhões de libras(244.5 milhões de euros).

A publicidade do vídeo online duplicou de ano para ano para 109 milhões de libras (131.265 milhões de euros) em serviços de TV online, tais como o leitor de ITV e Channel 4, que aumentou em popularidade.

Estes dois setores têm ajudado a alimentar o mercado global da publicidade display - banners e anúncios interativos, vistos na maioria dos websites - com mais de 1 bilião de libras (1,2 mil milhões de euros).

A exibição da publicidade cresceu 13,4%, para 1.13 biliões de libras (1,36 mil milhões de euros) em 2011.

O IAB disse que o mercado de anúncios em exibição foi bombardeado pelas empresas de bens de grande consumo, como sejam, as multinacionais Unilever e a Procter & Gamble.

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As grandes empresas de bens de consumo - as FMCG (fast-moving consumer goods) - também são as maiores anunciantes do Reino Unido nos media tradicionais: televisão, imprensa e rádio, mas têm sido reticentes em reconhecer os benefícios dos anúncios online.

Um dos maiores beneficiados com o aumento da publicidade online é o Facebook, que figura a partir de estimativas da Enders Analysis com receitas de 100 milhões de libras (120.5 mil milhões de euros) em 2011, quase o dobro relativamente ao ano anterior.

Esta estimativa não oficial - porque o Facebook não revela o seu desempenho financeiro - deve aumentar 84% este ano para 175 milhões de libras.

O motor de buscas Google no Reino Unido é aquele onde os investidores gastam mais dinheiro.

Segundo o relatório efetuado pelo IAB, 58% do total gasto em publicidade digital no Reino Unido, cresceu 17,5% em 2011, o que corresponde a 2.77 biliões de libras(3,33 mil milhões de euros).

Este crescimento está intrinsecamente ligado ao «amor do público britânico» pela pesquisa na web e daí advém a natureza rentável da publicidade vinculada às buscas online.

 

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