Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia precisa de mais medidas

Ministros das Finanças alemão e grego estão de acordo. Tornar sector privado mais forte também é uma prioridade

Os ministros das Finanças alemão e grego estão em sintonia: Atenas deve tomar mais medidas para apoiar o seu crescimento económico e, para tal, precisa de uma «economia privada mais forte».

«Os dois ministros concordam que as medidas [do plano de austeridade aprovado pelo parlamento grego] devem ser imediatamente aplicadas para levar a Grécia rapidamente a uma situação económica saudável», escreveu o Ministério das Finanças alemão, num comunicado citado pela AFP, no final do encontro.

PUB

«Mas mais do que isso, outras medidas para apoiar o crescimento devem também ser tomadas. Isso só é possível com uma economia privada mais forte; é com investimentos privados que a Grécia poderá atingir um orçamento equilibrado a médio e longo prazo».

Este foi o primeiro encontro entre Wolfgang Schäuble e o seu homólogo grego, Evangelos Venizelos, desde que este último entrou em funções, lembra a Lusa.

Em Maio de 2010, Atenas acordou um pacote de resgate de 110 mil milhões de euros com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional, a ser distribuído em três anos. Deste valor, 80 mil milhões de euros devem ser fornecidos pelos estados europeus, 22 mil milhões por Berlim, o principal contribuidor para o resgate.

PUB

Últimas