Já fez LIKE no TVI Notícias?

UE promete ajudar Espanha se pressão continuar

Cabe ao país decidir se pede ou não resgate para a economia

«Se as condições nos mercados financeiros se mantiveram desafiadoras», a Europa não hesitará em ajudar Espanha. Esta é a promessa do presidente do Conselho Europeu, que esteve esta terça-feira reunido com o chefe de Governo espanhol, Mariano Rajoy.

Herman Van Rompuy disse que o fundo de resgate está pronto para atuar rapidamente para ajudar os bancos espanhóis.

PUB

Mariano Rajoy assegurou, por sua vez, que não está a negociar um resgate para além daquele que foi solicitado para o sistema financeiro.

«Não há nenhuma negociação sobre esse assunto, porque o Governo não fez qualquer pedido nesse sentido», disse, com Rompuy ao lado, em conferência de imprensa, citado pela Reuters.

Rajoy insistiu que o país não tomará uma decisão sobre a ajuda adicional até conhecer, em detalhe, o mecanismo que será proposto pelo BCE, que já se mostrou disponível a comprar dívida soberana de países em dificuldade.

En todo caso, o chefe de Governo espanhol reiterou que o seu Executivo tomará a decisão que mais convenha ao interesses do país.

Rompuy sublinhou que cabe a Espanha decidir se pede ajuda adicional: «Essa é uma responsabilidade de Madrid». Ficou, ainda, o elogio ao corajoso e ambicioso programa de reformas.

O presidente do Conselho Europeu frisou, também, que é «urgente» avançar com a união bancária, tendo adiantado que a Comissão Europeia vai apresentar propostas legislativas concretas em setembro.

Rajoy e Rompuy estiveram reunidos no dia em que a Catalunha confirmou que vai solicitar um resgate ao Governo central, no valor de cinco mil milhões de euros. O chefe de Governo espanhol prometeu ajudar a região.

PUB

Últimas