Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sarkozy telefona a Merkel por causa da Grécia

Relacionados

Líderes das duas maiores economias europeias vão discutir decisão de Atenas de realizar referendo sobre segundo pacote de ajuda

O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, vai telefonar esta terça-feira à chanceler alemã, Angela Merkel, para discutirem a tragédia grega, que está a ganhar novos contornos.

O Governo alemão já se mostrou, de resto, surpreendido com a decisão de Atenas levar o segundo pacote de ajuda a referendo, dizendo que a Grécia «parece querer livrar-se dos compromissos» assumidos.

PUB

O primeiro-ministro grego fez o anúncio ontem, no Parlamento. O referendo pode colocar em xeque o que foi acordado na última cimeira europeia. As bolsas europeias já estão em pânico.

O objectivo é saber se os gregos aceitam ou não a adopção do segundo programa de resgate, que envolverá mais medidas de austeridade, juntamente com um perdão de 50% da dívida soberana do país, por parte de credores privados, na sua maioria bancos.

Cerca de 60% dos gregos consideram que o segundo pacote de ajuda - do FMI, Banco Central Europeu e Comissão Europeia -, no valor de 130 mil milhões de euros, como «negativo» ou «provavelmente negativo», de acordo com estatísticas reveladas no sábado.

O primeiro-ministro Georges Papandreou assegurou que a decisão saída do referendo será vinculativa, ou seja, se o plano for chumbado, a Grécia não o aplicará.

O gabinete do Presidente francês adiantou já que os líderes das duas maiores economias europeias vão conversar por volta do meio-dia, não tendo adiantado mais nenhum pormenor sobre o encontro.

PUB

Relacionados

Últimas