Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mecanismo europeu não chega para salvar Espanha e Itália

Ministro belga defende reforço do poder de fogo, nem que seja só para convencer mercados, e mais poder para o BCE

O recente reforço do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) para 800 mil milhões de euros não será suficiente para resgatar a Espanha e a Itália, afirmou na terça-feira à noite o ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, Didier Reynders, que falava numa escola de Rabat, Marrocos.

«Não se trata de ter mais dinheiro mas sim de poder mostrar, se necessário, que os nossos bolsos são muito fundos», afirmou o responsável.

PUB

Didier Reynders, que assumiu o cargo de ministro das Finanças durante 12 anos, explicava aos alunos da escola marroquina como os políticos europeus tentam ultrapassar a crise da dívida da Zona Euro e deu a sua opinião sobre as medidas que ainda podem ser tomadas.

Sobre o reforço do MEE, decidido em março, Reynders diz que, caso venham a existir problemas, ele será insuficiente para resgatar a Espanha e a Itália. E explica que não é necessário injetar mais dinheiro nos fundos, mas defende antes um reforço das competências do Banco Central Europeu (BCE).

O ministro voltou ainda a manifestar-se a favor da criação de um Fundo Monetário Europeu, à imagem do Fundo Monetário Internacional (FMI).

PUB

Últimas