Já fez LIKE no TVI Notícias?

Agências de rating: «Não podemos dar tanta importância»

Relacionados

Presidente do BCE diz que reguladores, investidores e bancos têm de ser mais independentes

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse esta segunda-feira, no Parlamento Europeu, que é necessário aprender a funcionar «sem dar tanta importância às avaliações» feitas pelas agências de notação financeira.

«Reguladores, investidores e bancos têm de ser mais independentes dessas avaliações. Essa é a atitude que o BCE tem assumido nos últimos anos», disse, citado pela agência noticiosa Efe.

PUB

Mário Draghi falava no Parlamento Europeu, na qualidade de presidente do Comité Europeu de Risco Sistémico.

Na sexta-feira, a agência de «rating» Standard & Poor's retirou a nota máxima (triplo A) à França e à Áustria, tendo cortado ainda as notas de mais sete países. Portugal teve um corte em dois níveis na sua nota para níveis já considerados «lixo».

Para justificar o corte, a agência de notação financeira argumentou que as iniciativas tomadas pelos líderes europeus nas últimas semanas «podem ser insuficientes para responder adequadamente às pressões sistémica na Zona Euro».

Por isso, explicou na sexta-feira, tomou a decisão de descer os «ratings» em nove países da Zona Euro, mantendo os de sete outros.

Em Dezembro, a Standard & Poor's já tinha colocado em perspectiva negativa a dívida de 15 dos 17 membros da Zona Euro.

PUB

Relacionados

Últimas