Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha facilita vistos para obter mão-de-obra

Relacionados

Limite mínimo de salário anual para conseguir visto para trabalhar no país passa a ser de 44.800 euros

Notícia corrigida às 15h

O Governo alemão chegou a um acordo para baixar o limite mínimo de salário a partir do qual os trabalhadores qualificados naturais de países fora da União Europeia terão de preencher para trabalhar no país. A antiga lei previa que só quem ganhasse pelo menos 66 mil euros anuais é que teria acesso ao visto, mas agora basta ganhar 44.800 euros por ano.

PUB

A alteração, que tem que ver então com o limite mínimo para a prova de rendimentos e não, como por lapso circulou nas agências noticiosas e na imprensa, sobre uma redução do salário mínimo, facilita a vida aos estrangeiros que querem obter um visto para trabalhar e residir na Alemanha.

O diário «Financial Times Deutschland» revela esta quarta-feira que os partidos da coligação governamental, liderada pela chanceler Angela Merkel, decidiram adotar esta medida devido à falta de mão-de-obra qualificada no país e à forte procura das empresas locais.

Para os profissionais muito requisitados na Alemanha, como engenheiros, informáticos e médicos, salário anual mínimo a partir do qual poderão obter um visto para trabalharem no país será reduzido até aos 34.200 euros anuais, fazendo com que mais profissionais se possam candidatar.

O Governo federal alemão planeia ainda, segundo o mesmo jornal, emitir um visto especial para quem for procurar emprego à Alemanha e que permitirá aos profissionais especializados não europeus residir naquele país até seis meses para poderem encontrar trabalho, cita a Lusa.

Esta iniciativa governamental estabelece ainda que quem demonstrar bons conhecimentos de alemão terá direito a um visto válido até dois anos e que os licenciados naturais de países fora da União Europeia, mas formados em universidade e escolas técnicas alemãs poderão ficar mais tempo no país para procurar trabalho.

A Alemanha voltou a crescer no início deste ano.

PUB

Relacionados

Últimas