Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sindicato preocupado com eventuais despedimentos na CGD

Corte de 2.000 trabalhadores "seria brutal" no banco, afirma Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas

O Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) mostrou-se esta terça-feira preocupado com o eventual despedimento de 2.000 trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), afirmando que esse corte “seria brutal” no banco.

“Há três anos que esse número tem vindo a ser apontado. A CGD tem vindo a reduzir os seus trabalhadores, nomeadamente com o Programa Horizonte. Mas nós analisamos sempre essas hipóteses com preocupação”, afirmou esta terça-feira o presidente do SBSI.

PUB

Rui Riso comentava assim o número avançado pelo comentador Marques Mendes, que no fim de semana disse que o aumento de capital na CGD será mesmo de 4.000 milhões de euros, mas que implicará um plano de reestruturação que envolve o despedimento de 2.000 trabalhadores em três anos e a saída do banco do mercado espanhol.

“Se se confirmar esse número, vai ser brutal”, considerou Rui Riso, criticando a banca por não se ter conseguido adaptar a “este novo modelo”, a uma “baixa assinalável da atividade económica e bancária”, também devido à “falha de confiança” dos clientes com as mais recentes quedas de bancos portugueses e às regras europeias que, disse, “estão a espartilhar” os bancos.

O sindicalista lembrou ainda que nos últimos anos, o BPI perdeu 700 trabalhadores e o Barclays perdeu 1.000, e afirmou: “A confirmar-se, vamos assegurar que o impacto seja o menor possível. Quer na quantidade, quer na qualidade”.

O primeiro-ministro considerou hoje que está quase concluído com a União Europeia o processo de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Ministério das Finanças remeteu para as entidades competentes o apuramento das responsabilidades civis e criminais sobre os eventuais créditos concedidos pelo banco "sem a devida avaliação" antes da recapitalização de 2012.

PUB

Últimas