Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha admite que Grécia precisa de reestruturação da dívida

Grécia tem até à meia-noite para apresentar propostas aos credores

Este reconhecimento, por parte do ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, acontece a poucas horas de terminar o prazo para Atenas apresentar as suas propostas aos credores, em troca de um novo financiamento. Esta tarde, Angela Merkel não usou meios termos para se expressar sobre um eventual perdão "clássico" da dívida grega: "Fora de questão", mas não é acompanhada na rigidez do discurso por outros líderes, com o o próprio Presidente do Conselho Europeu. Donald Tusck está mais recetivo a uma solução. E já.

A Alemanha admitiu esta quinta-feira que a Grécia precisa de uma reestruturação da dívida como parte integrante de um novo programa de assistência financeira, com vista a tornar a sua economia mais viável.

"A sustentabilidade da dívida não é exequível sem um perdão de dívida e penso que o FMI está correto em dizer isso”, disse o ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, numa conferência em Frankfurt.

Mas apesar de admitir que sem reestruturação não há sustentabilidade de dívida, o ministro disse depois que esta não pode ser a solução do problema grego: “Não pode haver um perdão de dívida, porque iria infringir o sistema da União Europeia”. 

Esta quinta-feira, dia em que Atenas tem de entregar as suas propostas, para serem analisadas na cimeira de domingo, a Alemanha manifestou que, da sua parte, esta moeda de troca não será possível, defende a líder da maior economia europeia.

PUB

Últimas