Portugal foi eleito um dos países onde os funcionários em funções de atendimento são mais sorridentes. Numa lista de 24, o nosso país ficou em 3º.
O estudo sobre a qualidade do atendimento é da Mystery Shopping Providers Association (MSPA), uma organização de especialistas no método de «cliente mistério», que contou com a colaboração da consultora portuguesa Pentaudis.
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Em termos de tempo de espera na fila, Portugal fica a meio da tabela, precisamente em 12º lugar de uma lista liderada por Dinamarca, Suécia, Inglaterra e Espanha e que tem a Rússia na cauda. Em média, esperam-se seis a sete minutos para se ser atendido em Portugal, o dobro dos países mais rápidos. Na Rússia, é preciso esperar 25.
O estudo especifica que, numa análise sector a sector, o tempo médio de espera mais curto verifica-se nas farmácias, sector da moda, supermercados e garrafeiras e ronda os dois a quatro minutos. Nos correios e na banca espera-se bem mais: cerca de 20 minuto.
O nível de insatisfação em Portugal fica-se pelos 10%, o que compara com uma média de 30% para a lista dos 24 países analisados.
Na média dos 24 países, nos últimos dois anos o tempo média de espera aumentou de cinco para nove minutos, uma deterioração que a empresa acredita poder dever-se à redução de recursos humanos.
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