Já fez LIKE no TVI Notícias?

Extra no subsídio para 13 mil desempregados de longa duração

Este ano, há mais 10 mil pessoas que vão ter direito, porque as regras de acesso ao apoio extraordinário mudaram

O subsídio extraordinário de desemprego vai chegar, este ano, a 13 mil desempregados de longa duração. Os beneficiários vão começar a ser notificados por carta pela Segurança Social até ao final desta semana.

Este apoio, que corresponde a 80% do subsídio social de desemprego, foi criado em 2016 para apoiar quem está sem trabalho há mais de um ano e que deixou de receber o subsídio social de desemprego há, pelo menos, 180 dias (a contar até 31 de dezembro de 2017).

PUB

O apoio extra ronda os 343 euros, quando o desempregado vive sozinho, e os 429 euros, se viver com familiares. Só recebe quem esteja numa situação de desemprego involuntária.

Segundo a informação prestada pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social ao Diário de Notícias e ao Jornal de Notícias, serão então entre 12 mil a 13 mil as pessoas que preenchem os requisitos.

Depois de notificados, os beneficiários têm 90 dias para apresentar o pedido para efetivamente receberem este extra. Quem não entregar o documento, perde o direito à prestação.

No final do ano passado, estavam a receber este subsídio perto de 2.500 desempregados. Passam, portanto, a estar abrangidas muito mais pessoas. A explicação está no facto de o Orçamento do Estado para 2018 ter passado de 360 dias para 180 dias o limite a partir do qual as pessoas que ficaram sem subsídios podem pedir o apoio extraordinário.

Veja também:

PUB

Últimas