Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha apoia supervisão financeira europeia

Espanhóis devem adotar esquema nacional de supervisão financeira para evitar reprodução da crise atual no futuro

O Governo espanhol conquistou esta quinta-feira o apoio de grande parte da oposição, incluindo do PSOE, para validar o decreto-lei que regula a adaptação da normativa financeira espanhola ao sistema europeu de supervisão.

Além dos socialistas também os nacionalistas conservadores da Catalunha (CiU) e do País Basco (PNV) e os deputados da União Progresso e Democracia (UPyD) apoiaram o decreto-lei que transpõe para o ordenamento jurídico espanhol o conteúdo da diretiva europeia sobre esta matéria.

PUB

Intervindo no debate no Congresso de Deputados, o ministro da Economia, Luis de Guindos, explicou que Espanha «deve adotar o esquema nacional de supervisão financeira para evitar a reprodução da crise» atual no futuro.

«A crise demonstrou graves deficiências na supervisão e falta de cooperação e coordenação na aplicação do direito da União», adiantou De Guindos, citado pela Lusa.

As reformas aprovadas, considerou, «não só contribuem para superar a crise como conseguirão que quando esta for ultrapassada haja instituições, um marco de atuação e uma legislação mais segura, estável, sólida e coerente».

Cristina Narbona, deputada do PSOE, defendeu o voto positivo do seu partido por considerar que a normativa europeia «permite avançar, ainda que timidamente, na direção de globalizar a política face à globalização dos mercados».

«Parece necessário avançar na governação europeia e internacional», acrescentou.

PUB

Últimas