Já fez LIKE no TVI Notícias?

Correia de Campos dá razão aos sindicatos nas críticas à descida da TSU

Presidente do Conselho Económico e Social diz que regularização dos precários no Estado não deve ser feita sem critérios de avaliação dos funcionários a entrar nos quadros da Função Pública

António Correia de Campos diz que os sindicatos têm razão quando criticam a descida da Taxa Social Única (TSU) a pagar pelas empresas, uma medida decidida em Concertação Social e que foi a moeda de troca para que os patrões aceitassem a subida do salário mínimo.

Em entrevista à Renascença e Público, falando em nome pessoal, e não expressando a opinião do Conselho Económico e Social (CES), que preside, Correia de Campos alerta que “o principal problema da redução para as empresas [da TSU] não é a perda de receita da Segurança Social”.

PUB

O problema é o efeito que essa medida poderá ter nos salários. “O que ela traz de menos positivo é o incentivo que representa a que os salários em vez de se organizarem numa grelha retributiva real, retribuindo diferenças de desempenho, acabam por se conglomerar, por se esmagar à volta do salário mínimo ou pouco acima dele”, explica Correia de Campos, adiantando que face ao aproveitamento que poderá haver pelas empresas, “os sindicatos têm razão em ter discordâncias.”

PUB

Últimas