Já fez LIKE no TVI Notícias?

Camionistas já não vão parar esta segunda-feira

Transportadores decidiram privilegiar o diálogo com Governo

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas (ANTP) deliberou suspender a paralisação prevista para a próxima segunda-feira, para que as negociações em curso com o governo surtam efeito.

Reunidos esta tarde em Pombal, cerca de uma centena de transportadores decidiu privilegiar o diálogo, dado «o forte empenhamento» do gabinete do ministro dos Transportes em resolver os problemas do sector.

PUB

António Lóios, presidente da Assembleia Geral da ANTP, disse aos jornalistas que os transportadores «estão firmes e decididos a dialogar com o governo até que o seu caderno de encargos seja aceite».

Os associados da ANTP reivindicam do Governo a aplicação da directiva comunitária que permite a redução de oito cêntimos no litro do gasóleo e a alteração da lei das contra-ordenações, escreve a Lusa.

Exigem, igualmente, a não introdução de portagens nas auto-estradas sem custos para o utilizador (SCUT), a redução em 13 por cento do custo das auto-estradas para os transportes públicos de mercadorias pesadas e a alteração do Código do Trabalho.

Os camionistas defendem também uma redução de impostos para impedir o encerramento de empresas e o desemprego dos funcionários que estão a ir trabalhar para transportadoras espanholas.

A Associação Nacional das Transportadoras Portuguesas representa mais de mil empresários e 35 mil veículos pesados.

PUB

Últimas