Já fez LIKE no TVI Notícias?

Passageiros aumentam nos aeroportos de Lisboa e Porto

Relacionados

Dados do quarto trimestre mostram que transporte marítimo de mercadorias cresceu marginalmente e o ferroviário recuou

Os passageiros movimentados nos aeroportos de Lisboa e Porto aumentaram 1,8 e 2,3 por cento no 4.º trimestre de 2011, face a 2010, embora o movimento aéreo global se tenha mantido estável, anunciou o INE.

No mesmo período, o transporte marítimo de mercadorias cresceu marginalmente e o ferroviário recuou.

PUB

Segundo os dados de «Atividade dos Transportes» divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), de outubro a dezembro de 2011 o movimento nos aeroportos portugueses manteve-se estável relativamente ao mesmo período de 2010, quer em número de aeronaves aterradas (33.014, menos 0,7 por cento), quer de passageiros movimentados (6,4 milhões, mais 0,2 por cento).

No último trimestre de 2011, os aeroportos de Lisboa e do Porto foram os únicos, dos cinco aeroportos nacionais, que registaram crescimentos homólogos no número de passageiros movimentados: 1,8 e 2,3 por cento.

Entre os restantes aeroportos, o destaque vai para a quebra nas regiões autónomas, que ascendeu a 6,7 por cento na Madeira (Funchal) e a 4,5 por cento em Ponta Delgada.

No total, entre outubro e dezembro desembarcaram e embarcaram, respetivamente, 3,1 e 3,2 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses, menos 2,2 e mais três por cento do que em 2010.

Dos passageiros movimentados, 82,6 por cento eram tráfego internacional, mais dois pontos percentuais do que no período homólogo.

PUB

No transporte marítimo, o movimento nos portos caiu 3,1 por cento no 4.º trimestre, mas a dimensão das embarcações e a tonelagem das mercadorias transportadas aumentaram 4,9 e 0,9 por cento, respetivamente.

Leixões, Lisboa e Sines asseguraram 77,6 por cento do tráfego de mercadorias, com o primeiro a aumentar 18,7 por cento, o segundo a cair 1,9 por cento e Sines a recuar 3,6 por cento em termos de tonelagem.

Apesar de todos os portos terem apresentado reduções homólogas no tráfego nacional, a grande maioria aumentou o tráfego internacional, com destaque para Leixões, que cresceu 39,4 por cento.

No transporte ferroviário, o total de passageiros somou 36,4 milhões no último trimestre de 2011, menos 6,4 por cento do que em 2010.

A rede suburbana foi a mais movimentada, transportando 32,6 milhões de pessoas, apesar da quebra de 6,2 por cento, enquanto o transporte interurbano movimentou 3,8 milhões de passageiros, menos 8,2 por cento.

O tráfego internacional foi responsável pelo transporte de 23 mil passageiros, em linha com o mesmo trimestre do ano anterior.

PUB

Relacionados

Últimas