Já fez LIKE no TVI Notícias?

BCE mantém juros em 1%, mas bancos sobem spreads

Taxa de referência para a Zona Euro está no valor mais baixo de sempre há onze meses consecutivos

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu esta quinta-feira manter as taxas de juro de referência em um por cento. Este valor é o mais baixo de sempre e mantém-se inalterado há onze meses consecutivos.

Trichet diz que «incumprimento grego não é uma hipótese»

PUB

Veja o vídeo

Esta decisão não causou surpresa entre investidores e economistas que consideram que os juros na Zona Euro só devem começar a subir em 2011, depois de se saber que a economia da Zona Euro permaneceu estagnada no último trimestre de 2009.

Juros em mínimos, mas bancos sobem spreads

Inglaterra deixa juros inalterados

Para os analistas, a debilidade de alguns países periféricos (como Portugal, Grécia, Espanha e Irlanda), assim como a ausência de pressões inflacionistas obrigou o BCE a manter as taxas em mínimos históricos, escreve a Reuters.

PUB

As atenções viram-se, agora, para a habitual conferência de imprensa, que acontecerá depois da reunião, e para as declarações do presidente do BCE.

Jean-Claude Trichet deverá dar mais detalhes sobre as novas regras de empréstimo, devido às tensões sobre a Grécia. Aliás todos aguardam por saber o que o BCE tem a dizer sobre os problemas e o plano de resgate de emergência criado pelos líderes da Zona Euro no final do mês passado para Atenas.

O presidente da autoridade monetária já avisou os mercados que a Grécia vai usufruir de regras adicionais em relação aos empréstimos até 2011.

PUB

Últimas