Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Nenhum país da Zona Euro vai entrar em incumprimento»

Relacionados

Presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, saudou as medidas de austeridade tomadas pelo Governo grego e disse que o programa é «apropriado»

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou esta quinta-feira em Lisboa que não existe qualquer hipótese de algum país da Zona Euro entrar em incumprimento.

«Para mim, incumprimento está fora de questão: é tão simples quanto isso», disse Trichet na habitual conferência de imprensa que se seguiu à decisão de política monetária.

PUB

De uma forma mais específica, Trichet garantiu que a Grécia «não vai entrar em incumprimento» e que esse cenário não está horizonte de nenhum decisor político.

Quanto às novas medidas aprovadas pelo governo grego, o presidente da autoridade monetária mostrou-se satisfeito, dizendo que o programa de ajustamento é «apropriado».

No entanto, Trichet disse que é preciso que os Governos, em geral, «reforcem as medidas de consolidação orçamental».

Os Governos devem «agir decididamente» e reforçar as medidas de austeridade para garantir uma «consolidação duradoura e convincente».

Já sobre a possibilidade da autoridade monetária comprar dívida pública, Trichet apenas disse que «não discutimos a possibilidade de o BCE comprar títulos do tesouro».

Veja aqui o discurso de Trichet na íntegra e acompanhe todo o noticiário aqui:

«Portugal não é a Grécia, essa é uma evidência incontestável»

PUB

BCE: são precisas «reformas estruturais na Zona Euro»

BCE mantém taxa de juro em 1% pelo 13º mês

Reunião do BCE acompanhada por protestos do BPP

Trichet pede reestruturação do sector bancário

BCE «muito atento» à evolução do crédito

Agências de rating: «É bom haver mais concorrência»

PUB

Relacionados

Últimas