Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Grândola, Vila Morena» também se canta em Madrid

Manifestantes usam a senha do 25 de Abril em protestos, numa altura em que a dívida espanhola disparou para 882 mil milhões de euros

Os espanhóis têm feito muitas manifestações contra os cortes do governo e este sábado ouviu-se mesmo o «Grândola, Vila Morena» em Madrid.

A música que serviu de senha à revolução de Abril foi cantada durante uma manifestação contra o governo de Mariano Rajoy. Um dia antes a música de Zeca Afonso tinha-se feito ouvir nas galerias da Assembleia da República, quando Passos Coelho se preparava para intervir no debate quinzenal.

PUB

Portugueses e espanhóis partilham a música de intervenção e também os cortes ditados pela austeridade. Milhares saíram à rua este domingo em Espanha para contestar a privatização do sistema de saúde, um protesto que teve eco em 17 cidades espanholas.

Só em Madrid, o governo regional quer vender a gestão de seis dos 20 maiores hospitais públicos.

A contestação das ruas não é o único problema do governo de Rajoy, uma vez que Espanha está a braços com a maior dívida pública dos últimos 100 anos.

Dívida espanhola disparou para 882 mil milhões de euros em 2012

A dívida espanhola disparou no ano passado para os 882 mil milhões de euros, cerca de 84% do Produto Interno Bruto.

Em apenas um ano a dívida do governo de Rajoy cresceu 146 mil milhões de euros, quase duas vezes o valor que Portugal pediu emprestado à Troika.

Esta subida é explicada por várias razões, entre as quais o governo espanhol carregar o fardo do resgate à banca, de quase 40 mil milhões de euros, e as dívidas do estado aos fornecedores terem passado a ser contabilizadas como dívida pública.

PUB

Últimas