Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Corte da despesa será de 9% em 2012»

Vítor Gaspar alerta para a necessidade de redução da despesa, mas recusa-se a adiantar medidas concretas

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse em entrevista à TVI que é necessário, este ano, um esforço adicional na redução da despesa, mas não quis adiantar medidas concretas. O ministro adianta que o corte da despesa será de 9% em 2012.

No mais longo Conselho de Ministros, que teve lugar ontem, Vítor Gaspar afirmou que foram «acordados os tectos da despesa por ministério». O número no corte da despesa que tem vindo a ser anunciado, de 1.500 milhões de euros, «não tem qualquer fundamento».

PUB

O ministro recusa aprofundar o tema, mas relembra as medidas já adoptadas. «O Orçamento do Estado para 2011 é muito exigente do lado da receita mas sobretudo do lado da despesa».

Tempos são difíceis e exigem sacrifícios

Vítor Gaspar pede sacrifícios aos portugueses e volta a reiterar que vivemos tempos difíceis. «Tenho a consciência de que há um pedido de grande esforço para que, em conjunto, consigamos superar uma crise muito grave», disse o ministro.

Sobre as medidas anunciadas esta manhã, o ministro das Finanças afirma que o aumento do IVA na electricidade e no gás anunciado esta manhã, bem como o pagamento do imposto extraordinário equivalente a 50 por cento do subsídio de Natal «resolvem metade do desvio» orçamental.

Mas a polémica da TSU continua. A concluir a entrevista o ministro não se compromete com a descida da taxa. «Descida da TSU? Essa questão não está ainda resolvida».

PUB

Últimas