Já fez LIKE no TVI Notícias?

Itália diz que saída da Grécia do euro «precisa ser evitada»

Relacionados

Ministro da Economia italiano diz que eventual saída do país do espaço monetário iria pôr em causa a natureza da moeda única

As palavras do governante italiano contrastam com as declarações de alguns economistas e políticos que têm minimizado o impacto de uma eventual saída da Grécia da área do euro.

Itália alertou esta quinta-feira a Europa para as consequências de uma eventual saída da Grécia da área do euro. O ministro da Economia italiano, Pier Carlo Padoan, alertou que a saída do país da zona euro iria por em causa a natureza da moeda única e que, por isso, precisa ser uma situação a evitar.  

«Temos de enviar um sinal de que o euro é irreversível», declarou o responsável.

«Se um país sai do euro isso não significa apenas menos um país, mas a transformação do euro num mecanismo que pode vir a ser desfeito», alertou.

Já esta tarde, a agência de notação financeira Standard & Poor's emitiu uma nota onde escreve que, a saída da Grécia da zona euro teria «contágio limitado».

Padoan disse ainda que a Itália vai apoiar os esforços da Grécia para dar uma reviravolta na sua economia, com um programa de reformas estruturais a médio-prazo.

Um entendimento entre Atenas e os parceiros não está fácil. Esta manhã, a Alemanha rejeitou o pedido de extensão de empréstimo apresentado pela Grécia.    

PUB

Relacionados

Últimas