Já fez LIKE no TVI Notícias?

Soros: crise do euro entrou numa fase mais letal

Guru dos mercados defende que todos os países do euro deveriam poder refinanciar as suas dívidas à mesma taxa de juro

O «guru» dos mercados George Soros considera que a crise da Zona Euro entrou numa fase «mais letal», ainda que «menos volátil». E apresentou algumas sugestões de medidas para ajudar a solucionar o problema.

Uma das ideias defendidas pelo investidor passa por criar um mecanismo que permitisse a todos os países da moeda única refinanciarem a sua dívida à mesma taxa de juro (como as euro-obrigações).

PUB

Soros já sabe que o banco central alemão não vai concordar com as suas ideias, mas sublinha que «o futuro da Europa é uma questão política. Está para além da competência do Bundesbank decidir».

«Longe de ter acabado, a crise da Zona Euro mudou recentemente para pior», afirmou, num artigo publicado no «Financial Times».

O presidente do Soros Fund Management avisa ainda que a Europa enfrenta «um longo período de estagnação económica ou pior», quer o euro resista ou não. Lembrando que os países da América Latina perderam uma década depois da crise de 1982, Soros considera que a União Europeia não sobreviverá a uma «doença» semelhante na sua economia.

O gestor diz que a única solução para a crise é «reconhecer que as políticas atuais são contraproducentes e alterar a rota». As regras da Zona Euro, acrescenta, precisam de «revisão radical».

PUB

Últimas