Já fez LIKE no TVI Notícias?

«Alunos» de Sócrates custaram 30 euros

Foram contratados para apresentar o Plano Tecnológico da Educação

O primeiro-ministro, José Sócrates, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, foram ontem surpreendidos pelos «alunos» da escola do futuro. Durante a apresentação pública do Plano Tecnológico da Educação, um investimento do executivo PS no valor de 400 milhões de euros, as cerca de dez crianças presentes no evento descaíram-se e confessaram «ter sido contratadas».

A confissão foi feita para as câmaras de televisão da SIC e RTP. José Sócrates e Maria de Lurdes não sabiam e foram apanhados de surpresa pelos jornalistas. Vários menores disseram ter recebido «um telefonema para estarem presentes» no CCB para uma cerimónia e que «iam receber 30 euros» cada.

PUB

Segundo avança o jornal diário 24 Horas, esta terça-feira, o ministério da Educação contratou uma empresa, a «Action4 Ativism», para organizar a cerimónia. Esta, por sua vez, terá contactado a NBP para contratar crianças para a sala de aulas «encenada» e composta por computadores de última geração.

A «Action4 Ativism» não quis responder directamente às perguntas colocadas pelo 24 Horas, mas fê-lo por e-mail. «A "action4 ativism" foi contratada pelo ministério da Educação para a organização de uma sessão pública de apresentação do Plano Tecnológico da Educação. No âmbito dos serviços prestados, designadamente a logística e a produção de material de suporte, incluiu-se a demonstração de equipamentos interactivos em ambiente de aula, para o que se recorreu à contratação de uma empresa de casting», explica a empresa na sua resposta.

Acrescentando ainda: «Mais se informa que esta empresa contratada», a NBP, «responde a todos os requisitos e obrigações legais relativas a contratação de crianças».

Também a NBP escusou comentar o caso ao 24 Horas mas, fonte não oficial da empresa considerou ao jornal ser «normal» a contratação dos menores «porque as escolas estão fechadas e eles tinham de arranjar crianças».

PUB

Últimas