Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cemitério ecológico

Relacionados

Elvas prepara-se para receber o primeiro certificado ambiental por praticar política de protecção de solos

O cemitério de Elvas prepara-se para receber o primeiro certificado ambiental do país por praticar uma política de protecção de solos, disse esta terça-feire à agência Lusa um responsável da Servilusa, empresa gestora do complexo.

De acordo com o director comercial da Servilusa, Paulo Carreira, a utilização de urnas «ecológicas e biodegradáveis» constitui a chave para que a empresa receba ainda este ano o diploma.

PUB

A certificação ambiental, que poderá ser entregue durante o mês de Outubro, surge no âmbito de uma norma europeia (ISO 14001), criada pela International Organization for Standardization.

O projecto, que é encarado pela Servilusa como «inovador», passa por sensibilizar as agências funerárias da região, que efectuam também serviços no cemitério de Elvas, a utilizarem urnas ecológicas e biodegradáveis.

«As urnas têm que possuir vernizes aquosos, sem pregos ou metais, e todas elas deverão ter um sistema de encaixe com colas brancas», explicou.

Segundo o mesmo responsável, o interior das urnas deverá ser composto por fibras naturais, como o algodão.

O director comercial afirmou-se convencido de que o sector funerário está sensibilizado para o problema, o que tornará esta certificação «uma realidade».

De acordo com Paulo Carreira, o interior das urnas actualmente utilizadas nas cerimónias fúnebres, composto por lençóis produzidos à base de polyester, constitui um «verdadeiro foco contaminador dos subsolos».

PUB

gestão privada em Elvas

O cemitério de Elvas transformou-se, recentemente, no primeiro complexo funerário do país com gestão privada, após um investimento de 1,8 milhões de euros.

O equipamento entregue à empresa Funelvas (consórcio do Grupo Servilusa e Obrecol), após concurso público, pretende conquistar o mercado espanhol e o do Sul de Portugal.

Além de um forno crematório, cemitério e de um «jardim da memória», para lançamento de cinzas, o complexo possui quatro salas para velórios e diversas áreas de apoio, como uma capela, florista, marmorista, sala de apoio médico e uma sala de actividades lúdicas para crianças e jovens (enquanto os familiares participam nos actos fúnebres).

PUB

Relacionados

Últimas